90 #nonagésimo gole: calma clara, você vai infartar.
Não tem um dia que eu não pense: o que estamos fazendo aqui?
Oi queridos, tudo bem?
Esses dias inventei de trocar a cor da parede do escritório.
E aí comecei a organizar toda a dinâmica de trabalho porque não teríamos como deixar o escritório vazio pro pintor, a gente teria que trabalhar no meio do pó e bagunça de tinta mesmo. E então pensei _e se eu não gostar da cor?, o pintor vai ter que ficar mais tempo, atrapalhando ainda mais os dias e eu terei que voltar na loja de tinta pra buscar uma lata de outra cor e talvez, no meio de tanta coisa acontecendo, esse talvez não fosse o momento de reforma e ..._calma clara, assim você vai infartar - bem disse minha irmã, me colocando para parar de pensar um pouco.
Às vezes me pego resolvendo o que nem aconteceu. Fico tentando consumir a vida antes que ela me consuma primeiro. Mas tem uma frase da escritora Doris Lessing que me pega muito quando tô na dúvida de fazer ou não certas coisas: o que você tiver que fazer, faça. Porque as condições serão sempre impossíveis.
As coisas nunca vão estar certinhas para a gente se movimentar em cima delas. Vai estar tudo meio mal resolvido, e cabe a nós aliviar a pressão e continuar seguindo.
Pintei a parede mesmo trabalhando dentro do escritório e sabendo que nunca ia chegar o momento certo de podermos deixar o espaço livre por 3 dias. No final, levou mais tempo e fez mais sujeira do que prevíamos, porque havia infiltrações. Mas foi, sabe? Acabou. A gente passou por cima daquilo.
Não tem um dia que eu não saia na rua e pense:_o que a gente está fazendo nesta vida aqui? E conto isso porque, por mais que mantenha minha rotina certinha, me alimentando direito, indo na academia, trabalhando, não exagerando com nada, tô sempre querendo atravessar o tempo. Por exemplo, tenho muita vontade de passar uma temporada de vida viajando e escrevendo sobre experiências que só outras calçadas podem nos proporcionar. Mas seria impossível fazer isso hoje. Tenho uma empresa, responsabilidades…
_calma clara, você vai infartar.
Quando estará tudo no momento certo para eu fazer isso? Nunca.
“…as condições serão sempre impossíveis.”
Talvez eu consiga encaixar micro viagens no meio da minha vida habitual, e com isso vá encontrando mais sentido em tudo. Porque a gente não precisa estar com tudo alinhado, formalizado, pra dar uma bagunçada.
Meu cunhado tem uma frase muito boa que diz: o problema do conforto é que ele é confortável. É cômodo estarmos confortáveis. Sem ter que mudar o trajeto que a gente vai ao supermercado. Sem precisar fazer novas amizades. Sem se atrapalhar em um novo relacionamento. Mas aí _o que a gente está fazendo nesta vida aqui?
Sou a favor da paz, pode ter certeza. Meu sofá e eu somos best. Mas é nas confusões que a vida se faz. No desconforto. No sair de casa, embora nem sempre a gente queira interagir. São nas condições impossíveis que a gente tem que se lembrar que precisa continuar se movimentando. Porque nunca nada vai cair de bandeja e dizer: tá próxima pro próximo passo, minha filha?
Você mesma que vai ter que contar os próprios passos e entender onde dá pra encaixar uma maratona no meio disso tudo.
Obrigada por me acompanhem até aqui.
Todos os goles passados, antes do 87, estão disponíveis para leitura lá: claravanali.com.br
Os mais recentes estão aqui: claravanali.substack.com
Falo também sobre aproveitarmos os Dias de Rua no gole 38.
E tem música ao final deste texto que separei pra vocês ouvirem nesta terça.
Fiquem bem.
Um beijo,
Volto logo.
Clara Vanali.
Para acompanhar seu gole
De repente um dia, me apareceu essa versão da música The Best (Tina Turner) cantada pelo James Bay. Vai fazer o dia de vocês, aproveitem. É uma dose de autoestima e coragem pra gente avançar mais vezes.
You're simply the best, better than all the rest
Better than anyone, anyone I've ever met
Para ouví-la inteira, é só clicar abaixo e ir direto pro Spotify.
Você pode me escrever por e-mail ou deixar seu comentário abaixo :)
Se gostou deste texto, que tal compartilhá-lo com os amigos?
Oi Clarinha! Esse texto caiu como uma luva pra mim hoje. Eu e a karen nos mudamos para um apartamento próprio. E a mudança foi um caos, ainda não consigo encontrar tudo. Mas haveria um momento melhor para fazer essa mudança, sem caos e correria? Nâo. Tinha que ser agora, com caos mesmo. Sigamos sem infartar! Beijão.